terça-feira, 9 de junho de 2009

Projeto: Os animais



Duração: abril a junho


Turma: 2º ano


Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo, visita de estudos ao Jardim Zoológico de Pomerode SC. A princípio será trabalhado um animal que for do interesse do grupo, que se destacará na visita de estudos ao Jardim Zoológico. A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados. Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo. Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.
Objetivos:
* Definir de diversos animais suas principais características e risco de extinção;
* Diferenciar vertebrados e invertebrados;
* Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos...);
* Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização;
* Comparar diversos tipos de animais através da observação;
* Identificar: domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução.
Procedimentos:
* Pesquisar a história do animal do interesse do grupo;
* Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
* Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
* Classificar animais;
* Desenvolver atividades lúdicas;
* Desenvolver atividades matemáticas;
* Comparar pesos e medidas;
* Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
* Associar escrita de nomes , letras e textos;
* Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
* Visitar um Zoológico.
Atividades:
* Dinâmicas de grupo;
* Pesquisas;
* Leituras informativas;
* Jogos diversos;
* Quebra cabeça;
* Atividades matemáticas;
* Desenhos dirigidos e espontâneos;
* Recorte e colagem;
* Observações;
* Cruzadinha;
* Caça palavras;
* Produção de texto;
* Dobraduras(origami);
* Músicas;
* Poesias;
* Liga pontos;
* Pinturas;
* Listagens;
* Dramatizações;
* Leituras diversas;
* Visita de estudos relacionado ao tema;
* Escrita espontânea;
* Mímicas;
* Fábulas, contos, histórias;
* Ditado diagnóstico.
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Considera-se alguns instrumentos de avaliação:
* Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
* Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
* Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
* Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.








O MICO LEÃO DA CARA DOURADA

FOI O ANIMAL, QUE SE DESTACOU

NO INTERESSE DO GRUPO.